Instabilidade no Whatsapp, Instagram e Facebook afeta usuários no mundo todo

Usuários ao redor do globo, incluindo o Brasil, enfrentaram dificuldades ao utilizar WhatsApp, Instagram e Facebook na tarde desta quarta-feira (3).

De acordo com o site Downdetector, que monitora queixas de falhas em serviços digitais, o volume de reclamações no Brasil sobre o envio de mensagens pelo WhatsApp ultrapassou a marca de 100 mil.

Para o Instagram, as dificuldades relatadas envolvem mais de 4 mil casos de atualização de feed interrompida. No que diz respeito ao Facebook, as queixas somam mais de 800 no território brasileiro.

Os primeiros indícios de problema surgiram por volta das 14h50, alcançando seu ápice às 15h20. Seguidamente, houve uma redução gradual nos relatos.

As manifestações de instabilidade não se limitam ao Brasil, estendendo-se a nações como Estados Unidos, França, Chile e Canadá. Nos EUA, as falhas reportadas para o WhatsApp superam 20 mil casos, enquanto no Instagram as notificações batem 5 mil e no Facebook chegam a 1 mil.

A Meta, conglomerado responsável pelo WhatsApp, Instagram e Facebook, foi contatada pelo g1 e reconheceu as interrupções, prometendo esforços para normalizar o acesso aos serviços:

"Estamos trabalhando para que tudo volte a 100% para todos o mais rápido possível", foi a mensagem divulgada pela Meta no X (anteriormente conhecido como Twitter), por meio da conta oficial do WhatsApp.