URGENTE: Homem se incendeia do lado de fora do tribunal onde ocorre o julgamento de Trump

Na sexta-feira, um homem se incendiou do lado de fora do tribunal onde está acontecendo o julgamento sobre o pagamento de silêncio do ex-presidente Donald Trump.

O incidente ocorreu na área designada para protestos, do lado de fora do tribunal. Policiais e funcionários correram em direção ao homem e alguém usou um extintor de incêndio para tentar apagar o fogo.

Parece que o incidente aconteceu por volta do momento em que o júri foi totalmente formado — com 12 jurados e seis suplentes selecionados para um julgamento que deve durar cerca de seis semanas. Isso ocorreu por volta das 13h50, horário local, pouco antes de o tribunal fazer uma pausa para o almoço.

Segundo o Departamento de Polícia de Nova York, uma pessoa ferida foi colocada em uma ambulância para ser levada ao hospital. A polícia informou que o fogo foi apagado.

Três fontes policiais informaram à NBC News que o homem parecia ser seguidor de algumas teorias da conspiração e pode ter tido problemas emocionais. Ele pode ter postado sua intenção de se incendiar antecipadamente, disseram as fontes.

Momentos após se incendiar, o homem estava deitado no chão, em chamas. Às vezes, parecia ter convulsões. Os policiais tentaram usar um pequeno extintor de incêndio para apagar o fogo, mas não tiveram sucesso. Ainda em chamas, o homem tentou se levantar. Então, os policiais usaram um extintor maior para apagar o fogo.

Um homem de 73 anos do Upper West Side, Dave, presenciou o ocorrido. Dave disse que a pessoa jogou um maço de panfletos, pegou-os e jogou novamente.

“Ouvi um barulho”, disse ele. “Isso chamou nossa atenção. De repente, ele pegou uma lata.”

David disse que viu o homem começar a se encharcar de algo antes de tirar um isqueiro.

“Então pensei, isso pode se tornar horrível”, disse ele. “Sou velho o suficiente para me lembrar da Guerra do Vietnã.”

Ele disse que a pessoa então se incendiou e foi rapidamente envolvida pelas chamas. A pessoa não fez nenhum som enquanto as pessoas ao redor olhavam horrorizadas.

Ed Quinn, um fotojornalista freelancer que mora no East Village, disse que estava de frente para o tribunal quando:

“Ouvi alguém gritar, ‘Ele vai se incendiar.’”
“Eu o vi jogando gasolina no rosto, muito deliberadamente”, disse ele. “Ele estava com uma camiseta cinza. Molhou o rosto. Molhou a camisa. E então, ele se inflamou.”

Quinn disse que a polícia demorou cerca de um minuto para chegar.

“Mulheres imploravam, gritando: apague, apague o fogo, apague ele”, disse ele.