Saiba quem são as vítimas dos temporais no RS

Os temporais que devastam o Rio Grande do Sul desde segunda-feira (29) resultaram em 24 mortes, conforme apuração da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Brigada Militar. As chuvas intensas forçaram 14,5 mil pessoas a deixarem suas casas, e atualmente, 21 indivíduos estão desaparecidos. Mais de 130 municípios reportaram prejuízos, com maior impacto nas regiões dos Vales, Central e Metropolitana de Porto Alegre.

Das mortes registradas, 11 aconteceram em Gramado, Boa Vista do Sul, Serafina Corrêa e Santa Cruz do Sul, localizadas nas regiões da Serra e dos Vales. Essas mortes são suspeitas de serem diretamente causadas pelos temporais, aguardando confirmação oficial da Defesa Civil. As autoridades locais relacionam esses óbitos a deslizamentos de terra e inundações.

Veja a seguir a lista de indivíduos que perderam a vida neste que já é considerado o maior desastre da história do estado.

Região dos Vales

Pantano Grande

- Nercio Giovane Silveira Farias, 60 anos, faleceu após sofrer uma descarga elétrica tentando desligar um disjuntor.

Encantado

- Josiane Machado, 45 anos, vítima de um desmoronamento de terra.

Paverama

- Delmar Waldomiro Sander, 69 anos, e Nelson Scheffer, 61 anos, foram levados por uma enchente enquanto estavam em um carro.

Santa Cruz do Sul

- Uma pessoa foi encontrada sem vida, sem mais informações disponíveis. Outras duas mortes foram registradas, atribuídas aos temporais.

Candelária

- Olandina Bartz, 90 anos, foi encontrada morta em uma área alagada.

Segredo

- Alzemar Foster, 63 anos, morreu em um veículo durante uma tentativa de travessia em área alagada.

Região Metropolitana de Porto Alegre

Salvador do Sul

- Uma morte foi reportada após um deslizamento de terra destruir residências.

Região Central

Itaara

- Eliziane Milani Buss, 47 anos, vítima de um desmoronamento.

Santa Maria

- Olide Brondani, 85 anos, morreu em um deslizamento que atingiu sua residência.

- Emily Ulguin da Rocha, 17 anos, e sua mãe, Liane Ulguin da Rocha, 45 anos, perderam a vida quando uma pedra atingiu sua casa.

São João do Polêsine

- Uma adolescente de 15 anos, cujo nome não foi divulgado, foi confirmada como vítima.

Região da Serra

Boa Vista do Sul

- Paloma Melo da Silva e Andrigo Oliveira de Ávila, ambos com 25 anos, faleceram após seu carro ser atingido por um deslizamento de terra.

Serafina Corrêa

- O corpo de Ipidio Capra, 55 anos, foi encontrado após ser soterrado.

Gramado

- Três pessoas morreram soterradas e outra devido a um deslizamento em Linha Quilombo.

A causa dos temporais

Meteorologistas identificam que os temporais são influenciados por, ao menos, três fenômenos agravados pelas mudanças climáticas. Estes incluem correntes de vento intensas, um corredor de umidade da Amazônia, e um bloqueio atmosférico que impede a dissipação de frentes frias. Fábio Luengo, da Climatempo, explica que a situação é exacerbada por frentes frias que ficam estacionadas sobre o estado devido ao bloqueio atmosférico, intensificando os efeitos das chuvas.

Até o momento, a tragédia afetou diretamente 67,8 mil pessoas, com 4.599 em abrigos e 9.993 desalojados, buscando refúgio na casa de familiares ou amigos.