Saúde aplica 2,6 mil vacinas em socorristas e trabalhadores em pontos estratégicos

Entre os dias 9 e 17 de maio, 2.629 doses de vacinas foram aplicadas pela Diretoria de Vigilância em Saúde em socorristas e trabalhadores do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE).

Entre as vacinas aplicadas estão Influenza (805 doses); vacina dupla adulto (dT), contra difteria e tétano (1.239 doses); e 585 doses da vacina antirrábica. 

A dT é destinada a pessoas com alguma lesão ou ferimento e que tiveram contato prolongado com as águas da enchente. Ela está disponível em todas as unidades de saúde com funcionamento normal. 

A vacina antirrábica é indicada para acidentes leves ou graves de pessoas no resgate ou cuidado com os animais. 

Quem recebeu a dose de pré-exposição (socorristas de animais que não sofreram lesões) deve fazer a segunda dose 7 dias após a primeira. Já na pós exposição (socorristas com ferimentos por cães ou gatos), o esquema de 4 doses deve ser completado em 3, 7 e 14 dias da data da primeira.

A vacina antirrábica está à disposição, em Porto Alegre, nas unidades Modelo, Tristeza ou IAPI. Em outras cidades, a disponibilidade da vacina pode ser verificada na secretaria de saúde local.