Heineken paga anúncio para desmentir fake news

A cervejaria Heineken está investindo em anúncios no Google para garantir que, ao se pesquisar pelo nome da cerveja, apareça em primeiro lugar uma página em que a empresa nega qualquer alteração na fórmula da bebida no Brasil. Esta informação foi revelada por uma coluna, com base em documentos que indicam que a produção da Heineken passou a ser concluída em 21 ou 23 dias, ao invés dos 28 dias anunciados oficialmente. Até a semana passada, antes da reportagem, esta redução de tempo era desconhecida pelos consumidores.

Documentos obtidos revelam que a cervejaria reduziu o tempo de produção da cerveja há três anos, especificamente na etapa de maturação do fermento, que deveria durar de seis a oito dias. Ex-funcionários da fábrica afirmam que a mudança foi motivada pela pressão para atender à demanda interna.

A página patrocinada pela Heineken no Google desmente uma série de supostas informações falsas sobre a empresa e é intitulada “No fake, No news”. Na seção que aborda a mudança na fórmula, a empresa afirma que “sobre o tempo de produção, trabalhamos com, no mínimo, 21 dias, podendo chegar a 28 dias, ou até mais, variando de acordo com a tecnologia e necessidade de cada cervejaria, sempre com a premissa de garantir nosso padrão global de qualidade e sabor único de Heineken”.

O próprio site da Heineken afirma que a cerveja é produzida da mesma forma desde 1873 e que leva “longos 28 dias” para ficar pronta. Esta informação foi confirmada em 2016 pelo mestre-cervejeiro global da empresa, Willem van Waesberghe, durante sua visita ao Brasil.

“Os nossos Mestres Cervejeiros trabalham todos os dias para garantir que a qualidade da nossa cerveja continue sempre a mesma. E no Brasil isso não é diferente! (…) A fabricação de Heineken leva 28 dias e é feita em tanques horizontais, o que torna a pressão ideal para a nossa exclusiva ‘levedura A’, descoberta no século 9 e usada até hoje para garantir uma cerveja balanceada e refrescante”, disse ele a uma plateia de experts do Instituto da Cerveja Brasil, em São Paulo.

Testes em tanques verticais

Os documentos obtidos também mostram que a empresa realizou testes em tanques verticais, contrariando a receita original, que prevê o armazenamento em tanques horizontais para manter a pressão adequada sobre a Levedura A. No texto patrocinado, a Heineken afirma que “a realização pontual de testes com Heineken ou qualquer outra marca não representa qualquer mudança no processo produtivo ou na receita original de Heineken e de outro produto do nosso portfólio”.

A empresa finaliza sua publicidade reafirmando que “seguem comprometidos e seguros com nosso padrão de qualidade e fórmula que permanecem inalterados há mais de 150 anos por todo o mundo. As portas de nossas cervejarias estão abertas para apresentar nosso processo produtivo, assim como fazemos continuamente, para quem tiver interesse, em nossa experiência cervejeira Inside the Star, na unidade de Jacareí”.

Clientes alegam que sabor mudou

Após a publicação da reportagem, vários consumidores da Heineken utilizaram as redes sociais para afirmar que notaram mudanças no sabor da cerveja.

No X, antigo Twitter, o usuário Edu Passarelli mencionou que participou de um teste de cervejas e que foi detectada a maturação mais curta da bebida. “Um alto executivo de HNK me escreveu em outra rede colocando em dúvida minha idoneidade”, afirmou Passarelli.

O usuário Edson Alves relatou que há cerca de três anos parou de beber Heineken por perceber “algo errado no gosto da cerveja”. Outro tuíte, do usuário Edmar, destacou que a cerveja, atualmente, está “mais fraca e perdeu o amargor característico que tinha”.