Fronteira Brasil-Venezuela é fechada para operação militar


A fronteira entre Brasil e Venezuela foi fechada na manhã desta quarta-feira (22) devido à realização da operação "Escudo Bolivariano 2025" em território venezuelano. Segundo o ministro do Interior e da Justiça, Diosdado Cabello, trata-se de um exercício conjunto envolvendo forças populares, militares e policiais para garantir a estabilidade do país em áreas estratégicas.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Cabello explicou que a operação segue até esta quinta-feira (23) e convocou os venezuelanos a participar.
"É a proteção integral da pátria, onde convergem de maneira integrada forças populares, militares e policiais", declarou.
No lado brasileiro, a 1ª Companhia Independente de Polícia Militar de Fronteira (1ª CIPMFron) está monitorando a região e informou que a reabertura está prevista para depois das 12h de quinta-feira. Durante o período, o trânsito de veículos, caminhões e pedestres está suspenso.
"A PMRR segue monitorando a área fronteiriça e quaisquer atualizações sobre a situação serão divulgadas oportunamente", destacou a corporação.
Este é o segundo fechamento da fronteira entre os países neste mês. No dia 10 de janeiro, a circulação foi interrompida temporariamente devido à posse do terceiro mandato do presidente Nicolás Maduro.
Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95
Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:
Facebook: O Republicano | Facebook
Twitter: @_ORepublicano
Instagram: @_ORepublicano