Lula volta a priorizar ditaduras e retoma viagens internacionais com destino a Rússia e China

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca esta semana em mais uma rodada de viagens internacionais com foco em estreitar laços com regimes autoritários. O primeiro destino será Moscou, onde, a convite de Vladimir Putin — alvo de sanções e investigações internacionais por crimes de guerra —, Lula participará das celebrações dos 80 anos da vitória soviética sobre a Alemanha nazista. A cerimônia, marcada para o dia 9 de maio, inclui um desfile cívico-militar que exalta o poderio bélico russo em meio à guerra na Ucrânia.

A viagem, que ocorrerá entre 8 e 10 de maio, inclui ainda um encontro bilateral entre Lula e Putin, num momento em que a Rússia enfrenta crescente isolamento no cenário internacional. A escolha de Lula por prestigiar o evento sinaliza mais uma vez sua inclinação por regimes que afrontam valores democráticos.

Em seguida, o presidente brasileiro segue para a China, onde terá compromissos nos dias 12 e 13 de maio. O país é liderado por Xi Jinping, responsável por endurecer o controle do Partido Comunista sobre a população e por perseguir dissidentes políticos e religiosos.

Lula participará da cúpula entre a China e os países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), grupo marcado pela forte presença de governos de esquerda. Em meio a uma guerra comercial com os Estados Unidos — intensificada desde o governo Trump como resposta à agressividade chinesa no mercado —, Lula reforça sua aposta em parcerias que colocam o Brasil na contramão do Ocidente democrático.

A visita à China será a segunda do presidente petista neste terceiro mandato. Em 2023, ele já havia se encontrado com Xi Jinping em mais de uma ocasião, estreitando a relação com o regime chinês em detrimento de alianças históricas com democracias ocidentais.

Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano