Leite pede que população deixe áreas de risco por causa da chuva extrema

O governador Eduardo Leite voltou a alertar nesta quinta-feira (28) para o risco de fortes chuvas no Rio Grande do Sul. A previsão é de que, em algumas regiões, chova em 12 horas o equivalente a um mês inteiro.

Segundo Leite, áreas como a Serra e os Vales podem ter entre 100 e 130 milímetros de chuva entre o fim da tarde de hoje e a manhã de sexta-feira (29).

“Estamos pedindo: saiam das áreas de risco. É por apenas uma noite. Amanhã à tarde esperamos ter uma volta à normalidade”, disse o governador.

Ele explicou que o solo já está encharcado pelas chuvas recentes, o que aumenta o risco de deslizamentos. Também há chance de rios como o Jacuí transbordarem e provocarem alagamentos.

“Cento e trinta milímetros em 12 horas pode parecer menos do que já enfrentamos, mas sobre um solo já encharcado é um fator crítico. Isso gera saturação e pode provocar deslizamentos, nossa maior preocupação”, alertou.

O governo estadual informou que prefeituras já montaram abrigos para acolher quem precisar deixar sua casa. Em visita a Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado, Leite coordenou reuniões com lideranças locais e equipes de defesa civil.

Segundo ele, o trabalho agora é focado em prevenção. “Estamos mais bem preparados depois da tragédia de maio. Nosso foco é remover famílias de áreas de risco, evitar circulação em rodovias que podem ser atingidas e contar com a colaboração das pessoas para que sigam as orientações oficiais”, concluiu.

Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano