Lula ataca adversários e tenta reescrever narrativa sobre Justiça e anistia

Em mais uma fala marcada por insinuações e tentativas de capitalizar politicamente sobre seus próprios problemas judiciais do passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitou o lançamento do Plano Safra 2025/2026, nesta terça-feira (1º), para disparar indiretas contra adversários e rejeitar qualquer comparação com arrecadações voluntárias feitas por apoiadores de ex-chefes do Executivo.

Sem mencionar nomes, Lula declarou que jamais pediria Pix ou anistia antes de ser condenado. “Eu nunca vou pedir para vocês fazerem um Pix para mim. Nunca. Guarda o seu dinheiro para pagar os seus funcionários. Eu não quero Pix. E jamais vou pedir anistia antes de ser condenado”, disse, no Palácio do Planalto, em fala que pareceu ter mais objetivo político do que institucional.

O petista ainda acrescentou: “Quem é frouxo não deveria fazer bobagem. Quem não tem coragem não deveria fazer bobagem. Quem não mede o erro das suas consequências não deveria fazer bobagem. Esse país está precisando de um pouco de seriedade”.

A declaração surge na esteira de novas investidas do governo contra opositores, utilizando velhas estratégias retóricas para desviar o foco de temas sensíveis como economia estagnada, alta da carga tributária e insegurança jurídica.

A fala ocorre um dia após o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, usar evento oficial para repetir discursos de campanha e relembrar a prisão de Lula — fato que ainda divide o país. Em tom inflamado, Haddad afirmou que o atual presidente nunca pediu perdão, e fez alusão velada a seu antecessor: “Esse nem foi julgado ainda e já tá pedindo perdão, pedindo anistia, correndo, como sempre corre do debate”.

Ao contrário do que insinua o governo, iniciativas de arrecadação espontânea via Pix por parte da população refletem mobilização voluntária e apoio popular legítimo — algo que os atuais gestores, mesmo com máquina pública nas mãos, têm dificuldade em conquistar.

Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano