Senadores brasileiros tentam conter tarifaço imposto por Trump e proteger economia nacional

WASHINGTON (EUA) – Em meio ao silêncio diplomático do governo Lula, um grupo de oito senadores brasileiros viajou aos Estados Unidos para buscar soluções práticas diante do tarifaço de 50% anunciado pelo presidente Donald Trump sobre as importações do Brasil. A missão parlamentar visa proteger a economia brasileira e abrir um canal direto de diálogo com congressistas norte-americanos, bypassando a inoperância da diplomacia oficial.

A comitiva, liderada pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores, se reuniu com representantes da Embaixada do Brasil, com grandes empresários e deve dialogar nesta terça-feira (29) com congressistas americanos, tanto Republicanos quanto Democratas. O objetivo: frear a medida arbitrária de Trump antes que ela entre em vigor nesta sexta-feira (1º).

“O primeiro passo é distensionar o ambiente e abrir espaço para negociações reais. Não somos nós que temos a caneta, mas podemos abrir caminho para o governo federal agir – se quiser agir”, afirmou Trad após encontro com a U.S. Chamber of Commerce, que representa gigantes do setor produtivo americano.

Durante a missão, os senadores também conversaram com executivos das multinacionais Cargill, ExxonMobil, Johnson & Johnson, e Caterpillar – empresas que têm interesses bilaterais e podem pressionar pela reversão da medida.

Enquanto isso, do lado brasileiro, o vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou estar "dialogando com reserva", sem dar detalhes. A postura hesitante do governo federal contrasta com a movimentação firme e transparente dos parlamentares, que assumiram a linha de frente para defender os interesses do Brasil.

Até mesmo o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), que compõe a missão, reconheceu a gravidade da situação: “Estamos buscando alternativas para proteger o Brasil das tarifas unilaterais impostas pelos EUA”, escreveu nas redes sociais.

A missão conta com nomes de peso como Tereza Cristina (PP-MS), Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), Carlos Viana (Podemos-MG), Esperidião Amin (PP-SC), Fernando Farias (MDB-AL) e Rogério Carvalho (PT-SE). A agenda segue até esta quarta-feira (30), com reuniões com a influente Americas Society/Council of the Americas.

Contribua com o jornalismo independente pelo PIX: CNPJ: 38.624.673/0001-95

Siga o Jornal O Republicano nas redes sociais:

Facebook: O Republicano | Facebook

Twitter: @_ORepublicano

Instagram: @_ORepublicano