Eficiência e técnica: Comusa alcança superávit histórico e se torna referência nacional em gestão pública

Novo Hamburgo vive um momento de transformação na gestão do saneamento básico. A Comusa – Serviços de Água e Esgoto – encerrou o primeiro semestre de 2025 com um feito histórico: um superávit recorde de R$ 14.461.901,05, resultado direto de uma administração sólida, técnica e eficiente.

Desde janeiro, a nova diretoria da autarquia tem demonstrado que é possível aliar nomeações políticas à exigência de alta qualificação técnica. Sob a liderança do Prefeito Gustavo Finck, a atual gestão foi formada por profissionais com ampla experiência e conhecimento técnico em suas áreas de atuação. O resultado é uma verdadeira revolução administrativa, com impacto direto na sustentabilidade financeira da autarquia e na melhoria dos serviços prestados à população.

O Prefeito destacou a importância de nomear líderes preparados e de garantir autonomia para que pudessem implementar as ações necessárias. Essa estratégia foi fundamental para o sucesso do primeiro semestre, que teve como pilares a redução de custos, o aumento no controle de processos internos e o avanço na performance da distribuição de água.

À frente da Comusa está o Diretor Geral Paulo Kopschina, de 78 anos, administrador com longa trajetória no setor público, tendo atuado no governo estadual à frente de órgãos como o Detran-RS e a Junta Comercial. No comando da Diretoria Administrativo-Financeira, Emílio Kerber Filho, oficial intendente da reserva da Aeronáutica, traz mais de 25 anos de experiência na administração pública federal. A Diretoria Técnica está sob a responsabilidade do engenheiro civil Neri Chilanti, com sólida atuação no setor de saneamento. Desde julho, a equipe conta também com Letícia Pereira, administradora com 8 anos de experiência dentro da própria Comusa, assumindo a Diretoria de Relacionamento com o Cliente.

As ações implementadas geraram uma economia de mais de R\$ 5 milhões no semestre, com destaque para a redução da frota de veículos alugados, migração para o mercado livre de energia, cortes de cargos comissionados, revisão de contratos e otimização dos processos de produção e distribuição de água.

Mas os planos da atual gestão vão além. Para o segundo semestre de 2025, estão previstas iniciativas como o avanço da obra da Estação de Tratamento de Esgoto Luiz Rau – que elevará o índice de tratamento de esgoto de 7% para 50% –, o leilão de 20 toneladas de materiais inservíveis, a regularização de 83 terrenos, a apresentação de um novo Plano de Cargos e Salários e a preparação de um novo concurso público previsto para 2026.

“Os resultados mostram que a decisão do Prefeito de buscar nomes técnicos para os cargos de direção foi essencial. Mas mais do que isso, todos os diretores arregaçaram as mangas e têm trabalhado com seriedade e dedicação para entregar resultados à população”, afirma Paulo Kopschina.

Com esse modelo de gestão, a Comusa se consolida como um case de sucesso na administração pública brasileira, provando que é possível alcançar eficiência, responsabilidade fiscal e excelência nos serviços com planejamento, competência técnica e vontade política.

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