Ataque dos Houthis ao aeroporto de Riade deixa 12 mortos e 309 feridos


Um ataque ao Aeroporto Internacional Rei Khalid, em Riade, capital da Arábia Saudita, deixou 12 mortos e 309 feridos no sábado (10), de acordo com a Autoridade Geral de Aviação Civil do país. Foi o terceiro ataque ao aeroporto em uma semana. Os Houthis, grupo rebelde do Iêmen apoiado pelo Irã, assumiram a autoria.
Segundo o órgão saudita, entre os mortos estão quatro sauditas, dois cidadãos de Bangladesh e uma pessoa de cada um destes países: Estados Unidos, Jordânia, Palestina, Síria, Sudão e Egito. Alguns feridos foram levados em estado grave a hospitais, em ambulâncias e helicópteros. De acordo com a CNN Brasil, foi o ataque mais letal no país em mais de uma década.
A explosão ocorreu por volta das 15h, no horário local, sem que o sistema de alerta de ameaças da Arábia Saudita emitisse aviso. Um passageiro ferido disse à agência Reuters que viu algo atravessar o céu antes de parte do teto desabar perto de um portão de embarque. As operações foram suspensas, e o site Flightradar24 mostrou todos os voos para Riade desviados ou cancelados. Kuwait Airways, Etihad Airways e Qatar Airways suspenderam viagens, algumas até segunda-feira (12).
As embaixadas dos Estados Unidos, do Reino Unido, da Espanha e da Alemanha orientaram seus cidadãos a evitar o aeroporto. A coalizão liderada pela Arábia Saudita classificou o ataque como crime de guerra e prometeu retaliação.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi questionado se o país vai participar dos bombardeios sauditas contra os Houthis. “Podemos participar. Vamos analisar a situação. Acabamos de saber do ataque recente, então tomaremos uma decisão”, disse a jornalistas na Casa Branca.
Uma autoridade dos Houthis, Mohammed al-Bukhaiti, afirmou ao jornal The New York Times que a ofensiva foi uma retaliação aos bombardeios sauditas no Iêmen. O grupo declarou o espaço aéreo saudita zona de operações militares depois que o governo iemenita, apoiado pela Arábia Saudita, lançou uma ofensiva contra os rebeldes no início do mês. Os ataques anteriores ao aeroporto, nesta semana, deixaram quatro mortos e danificaram um avião comercial saudita.
Os organizadores de conferências internacionais de energia e investimentos previstas para Riade disseram que os eventos estão mantidos.
