Zelensky diz que Rússia atacou usina em Kharkiv após Trump anunciar trégua energética

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta segunda-feira (12) que a Rússia continuou atacando instalações de energia ucranianas depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou um cessar-fogo entre os dois países para suspender os bombardeios à infraestrutura energética.

Trump fez o anúncio no domingo (11), nas redes sociais, sem apresentar detalhes. Segundo Zelensky, após a publicação, forças russas atingiram uma usina de energia em Kharkiv, no nordeste do país, uma instalação de produção de gás e um posto de combustíveis. De acordo com autoridades ucranianas e a estatal Naftogaz, citadas pelo jornal Folha de S.Paulo, o ataque à termelétrica feriu 12 pessoas.

Em participação no Fórum de Segurança de Varsóvia, na Polônia, Zelensky disse que soube do anúncio pela imprensa e que não recebeu confirmação de Moscou. "Apoiamos a proposta, mas não ouvi nenhuma aprovação por parte da Rússia", declarou. Ele afirmou que Kiev deixará de atacar refinarias russas se a Rússia suspender os bombardeios ao setor energético ucraniano e pediu que os EUA pressionem o governo de Vladimir Putin.

O Kremlin afirmou que os contatos sobre a proposta continuam e que divulgará informações oportunamente, sem confirmar a existência de um acordo. O porta-voz Dmitri Peskov disse que Moscou rejeita a oferta ucraniana de um cessar-fogo de 60 dias para a realização de eleições no país e propõe uma trégua de apenas um dia para a votação.

Não é a primeira vez que Trump anuncia um entendimento desse tipo. Em 14 de setembro, ele afirmou que os dois países haviam concordado em não atacar instalações de energia, e os bombardeios continuaram. A chefe da diplomacia da União Europeia, Kaja Kallas, disse que ainda não há sinais de que Moscou esteja disposta a cumprir a trégua.

Os ataques seguem dos dois lados. Segundo o Ministério Público regional, um drone russo matou três pessoas e feriu nove na vila de Pisochyn, na região de Kharkiv, na noite de domingo. A Força Aérea ucraniana informou ter abatido ou neutralizado 89 dos 121 drones lançados pela Rússia durante a noite. O Ministério da Defesa russo disse ter interceptado 151 drones ucranianos. As informações das partes não puderam ser verificadas de forma independente.