Comércio de Porto Alegre deve abrir quase 10 mil vagas temporárias no fim do ano

O comércio de Porto Alegre deve abrir cerca de 10 mil vagas de emprego temporário no fim do ano, segundo estimativa do Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sindilojas) da capital gaúcha. A projeção representa alta de 14% em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com levantamento da entidade, 54,5% dos lojistas entrevistados pretendem contratar temporários, em média dois ou mais profissionais por estabelecimento. As funções mais procuradas são balconista (52,8%), vendedor (51,4%), estoquista (33,3%) e operador de caixa (27,8%). A maior parte das contratações deve ocorrer em outubro e novembro, na preparação das lojas para o movimento de fim de ano, que inclui a Black Friday, o Natal e o Ano-Novo.

O trabalho temporário pode virar emprego fixo. Na última temporada, 21,2% desses vínculos foram efetivados, e o índice pode chegar a 54% nos últimos meses de 2026, segundo a projeção do sindicato.

Além da experiência, os comerciantes valorizam bom atendimento (47,7%), proatividade (44,7%), disponibilidade de horários (34,8%) e simpatia (30,3%). Entre as principais dificuldades para contratar estão a falta de disponibilidade para os horários do comércio, a rotatividade e a falta de experiência.

O recrutamento já começou. Cartazes e avisos nas próprias lojas são o principal canal, citado por 62,5% dos entrevistados, seguidos por agências de emprego (37,5%) e sites e aplicativos (33,3%).

“São milhares de oportunidades para quem quer ingressar ou retornar ao varejo e, para o empresário, uma chance de reforçar a equipe justamente no período mais importante do calendário comercial”, afirma o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva. A orientação para quem procura vaga é não esperar dezembro, manter o currículo atualizado e informar a disponibilidade de horários.

Siga-nos
Seguir página
Seguir
Inscrever-se
Seguir