Antonelli vence nos EUA, mas título fica para o México; Bortoleto sobe 8 posições


O italiano Kimi Antonelli, da Mercedes, venceu o GP dos Estados Unidos de Fórmula 1 neste domingo (25), no Circuito das Américas, em Austin, mas não conseguiu confirmar o título antecipado da temporada. A nova chance será no GP da Cidade do México, em 1º de novembro.
Além de vencer, Antonelli precisava que George Russell não terminasse acima do nono lugar e que Lewis Hamilton não passasse da quinta colocação. Hamilton, da Ferrari, foi o quarto. Russell, punido com 5 segundos por ganhar vantagem fora da pista, recuperou posições e terminou em oitavo.
Charles Leclerc, da Ferrari, e Max Verstappen, da Red Bull, completaram o pódio.
Foi a nona vitória de Antonelli na temporada e a primeira dele em Austin. O piloto soma 365 pontos, 123 a mais que Russell, vice-líder, e 124 à frente de Hamilton.
“Estamos muito próximos, mas vamos tentar terminar em alta e decidir o mais rápido possível”, disse o italiano, segundo o ge.
Entre os construtores, a Mercedes tem 607 pontos, contra 474 da Ferrari.
O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Audi, largou em 21º depois de uma punição pela troca de componentes da unidade de potência. Ele ganhou oito posições e terminou em 13º, sem pontuar.
Antonelli fez apenas uma parada nos boxes, na 25ª volta, e assumiu a liderança ao ultrapassar Leclerc na volta 32.
Como tem menos de 21 anos, o italiano não pôde beber champanhe no pódio, por causa das leis do Texas.
