Zucco fala em 'interferências abusivas' na eleição e diz que o RS pode contar com ele


O governador eleito do Rio Grande do Sul, Luciano Zucco (PL), afirmou nesta segunda-feira (26) que a eleição presidencial teve "interferências abusivas". A declaração foi feita em nota nas redes sociais, um dia após a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo o g1, a crítica se refere à decisão do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que prorrogou em duas horas o encerramento da votação.
"Mais uma eleição presidencial com interferências abusivas, dados contraditórios e questionamentos que precisam ser devidamente esclarecidos", escreveu Zucco.
Ele cobrou "transparência, respeito à lei e respostas a todas as contestações legítimas" e disse que vai acompanhar "com atenção os desdobramentos e as medidas que venham a ser adotadas".
Na mesma nota, Zucco disse que foi eleito para trabalhar pelo estado. "Estou preparado para governar e defender os interesses dos gaúchos diante de qualquer presidente da República", afirmou.
"O Brasil é maior do que qualquer governo. E o Rio Grande do Sul pode contar comigo", completou.
Zucco apoiou Flávio Bolsonaro (PL) na disputa presidencial. No domingo, acompanhou a apuração em Brasília, ao lado do senador e de aliados, e voltou a Porto Alegre nesta segunda, segundo O Sul.
Lula venceu com 51,79% dos votos válidos, contra 48,21% de Flávio.
Zucco foi eleito no primeiro turno, em 4 de outubro, com 58,05% dos votos válidos. Ele assume o governo gaúcho em 6 de janeiro de 2027, com a vice Silvana Covatti (PP).
