Flávio Bolsonaro diz ao NYT que levará para o túmulo como saiu do Brasil

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse ao jornal americano The New York Times que levará para o túmulo os detalhes de como saiu do Brasil depois da derrota para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A entrevista, de 75 minutos, foi feita na quarta-feira (4) e publicada nesta quinta (5).

"Como cheguei até aqui, levarei isso para o túmulo comigo", afirmou, segundo a tradução do Poder360. Flávio disse que organizou a viagem sozinho: "Não houve ajuda de absolutamente ninguém, de nenhum governo".

O New York Times informou, com base em autoridades americanas, que o presidente dos EUA, Donald Trump, autorizou diretamente a entrada do senador no país. O avião foi providenciado por Jason Miller, conselheiro de Trump, de acordo com o Poder360. Flávio chegou a Miami em 28 de outubro, depois de passar pela Argentina.

Ele decidiu deixar o Brasil logo depois do segundo turno de 25 de outubro, quando soube da ordem do ministro Alexandre de Moraes para entregar os passaportes, em uma investigação sobre suspeitas de lavagem de dinheiro. "Eu já sei que o desfecho final será a minha prisão", disse. Flávio não foi acusado de nenhum crime, mas perde a imunidade parlamentar com o fim do mandato, no início de 2027.

Sobre a eleição, afirmou: "Perdi para o sistema". O senador chamou o resultado de "matematicamente impossível", sem apresentar provas, e disse que pretende recorrer à Justiça Eleitoral. "Tenho minhas suspeitas", declarou. Segundo a CNN Brasil, o jornal americano contrapõe que o TSE registrou 34 mil votos depois das 17h, enquanto a vantagem de Lula foi de 4,4 milhões.

Flávio não descartou voltar. "Se houver novas eleições, obviamente serei candidato novamente", disse. Por ora, afirmou que precisa "seguir em frente" com a vida nos Estados Unidos.

Acompanhe as notícias em tempo real nos canais O Republicano no WhatsApp e no Telegram.